sexta-feira, fevereiro 24, 2006

A ESCALA DO NOSSO CRESCIMENTO...

Nem todas as pessoas se dão conta de que o nosso crescimento interior é tão ou talvez mais importante que o nosso crescimento físico.

Você vê o crescimento físico. Mas, o crescimento interior… sente. Quanto mais cresce melhor se sente, porque crescer resulta na consciencialização cada vez melhor do valor de nosso mundo interior. É o sentimento que nos indica se a nossa vida vai bem ou não.

Imagine a escala do crescimento interior como uma escada de muitos degraus. Cada degrau acima representa um tipo de evolução e, no topo da escada, encontra-se a emoção mais apreciada por nós, denominada amor.

Sentindo amor, você se abre para a vida, utiliza todo o seu potencial, sente uma grande harmonia interior, que tem reflexos positivos sobre o seu trabalho e a sua saúde.

Este sentimento positivo não é algo que aparece e desaparece. Como somos seres vivos e não máquinas, é evidente que temos vacilações de humor, porém o sentimento de bem-estar, harmonia, que pode ser compreendido como a nossa consciencialização da descoberta de nossa riqueza interior, permanece.

No topo da escada você é emocionalmente crescido e amadurecido e sente vontade de realizar algo em agradecimento. Quem chegou ao topo da escada compreendeu a sua ligação ao infinito e agradece sempre.

A nossa capacidade de compreensão é a chave para o nosso bem-estar e é ela que nos abre o mundo.

Compreender o mundo na sua totalidade faz sentir-se em casa.

Uma coisa da qual você deve consciencializar-se é que quanto mais degraus sobe, tanto mais recua o sentimento, que mantém presos os que estão nos degraus de baixo, que se chama medo.

À medida que o medo recua ou diminui, a confiança em si desenvolve-se.

Já mencionei que cada um de nós vive no mundo que nós mesmos criamos. Podemos viver no mesmo bairro e até na mesma rua, mas em mundos muito diferentes.

A finalidade do crescimento interior é fazer com que cada um de nós viva num mundo melhor, e isto consegue-se evoluindo. A evolução amplia a nossa capacidade de compreensão não só quanto a nós mesmos, mas também quanto a tudo que nos rodeia. Aumenta a nossa capacidade de percepção de nosso mundo interno e externo.

Não basta o nosso mundo externo ser positivo para nós.

Sem satisfação com o nosso mundo interno não seremos felizes. E, como já sabem, o nosso mundo interno é produto de nossa cabeça.

Não é o que nos acontece, mas como interpretamos aquilo que nos acontece é que cria a nossa realidade. É bom lembrarmo-nos disto sempre que houver algum problema.

Nesta escada que representa a nossa escala de crescimento existem inúmeras diferenças, pois cada degrau que subimos acrescenta algo de positivo à nossa vida.

Para dar uma ideia do que representa a vida nos diferentes degraus vou dar quatro exemplos.

1) O mundo mais elementar.

Neste mundo, representado pelos degraus mais baixos da escada, reina a ignorância e o medo. O indivíduo que nele vive só se interessa pelo que o beneficia sem se importar se fere ou destrói outros. É corrupto, capaz de qualquer acção prejudicial ou criminal. Nele não existe consciência, porque aquela parte do ser humano ainda não foi desenvolvida. É inseguro, sente-se sozinho, é agressivo e qualquer argumento serve para iniciar violência. Desconfia de tudo e de todos. O mundo dele é um verdadeiro mundo cão.

2) Despertando a consciência.

Subimos alguns degraus da escada e o nosso mundo transforma-se. O indivíduo que vive neste mundo já tem noção do "certo" e do "errado". Evita actos criminais, não por ser é algo que possa prejudicar outros, mas porque tem medo das consequências que sabe, poderem vir a ser muito negativas.

3) Desenvolvendo a consciência.

Agora estamos no meio da escada e o nosso mundo transforma-se de novo. Já subimos bastantes degraus, mas faltam também bastantes degraus para subir. À medida que o homem melhor se começa a compreender, a ter confiança em si e nas suas realizações, a sua mente abre-se ao que há de bom e construtivo na vida. A auto-estima cresce, fortalece-se e ele sente-se satisfeito com o próprio desempenho. Compreende que não está só no mundo, mas é parte da humanidade. Ele sabe compartilhar, abraçar outros. Vive num mundo bem diferente do mundo elementar.

4) O indivíduo que se descobriu (ou se encontrou).

Este indivíduo chegou ao topo da escada. Descobriu a sua força e a sua riqueza interior. Sente satisfação e harmonia e está totalmente aberto para a vida. Não ignora os aspectos negativos da vida em geral, mas dirige a sua atenção ao que existe de bom e positivo e colabora até onde pode para melhorar a vida de outros, pois sente-se rico e quer retribuir. Sente amor. O amor é na verdade o sentimento positivo mais potente que existe, porque nele não há sombra de medo.


Todos nós projectamos aquilo que sentimos. Para contribuir para a felicidade de outros, você tem de se sentir feliz.

A pessoa infeliz ou descontente não consegue acrescentar nada de positivo à vida de alguém. Irradiamos e respondemos de acordo com aquilo que sentimos, porque o sentimento é a essência de nossa vida.

Tanto falámos de sentimentos que já compreenderam que os nossos sentimentos são os nossos termómetros que nos indicam a qualidade de nossa vida.

Todos temos capacidade de subir os degraus da escada que representa o crescimento emocional e quando damos conta que a finalidade é a conquista da harmonia, do amor e da felicidade, sabemos que vale a pena. Que o nosso esforço é nada, comparado com o resultado que teremos.

Crescendo, o nosso mundo torna-se cada vez mais amplo e belo. Sabemos que no mundo existe o bem e o mal. A natureza, que tem o equilíbrio como uma de suas leis, quer que tudo continue existindo, mas ela dá-nos a liberdade de escolher de que mundo queremos fazer parte.

Portanto reflicta e escolha:

Que mundo quer para si e para os seus filhos.

Escolhendo o mundo do mal, do ódio e da destruição, tem de dar conta que atrai o ódio e a destruição para a sua vida e para a de seus familiares. Se bem que às vezes, por algum tempo, possa parecer que o mal esteja a vencer, no fim… é sempre o bem que surge como vencedor.


Se o mal vencesse, toda a vida na Terra seria extinta.

No entanto, desde que a vida surgiu na Terra, não sei há quantos biliões de anos, continua sempre a evoluir. Isto é um sinal claro que a evolução, que aumenta o que há de bom e positivo na nossa vida, é a Lei número um da natureza.

Continuando sempre a evoluir, aumentamos o nosso potencial para a compreensão, para o bem e para o amor e, o nosso mundo tornar-se-á cada vez melhor.

O mundo do bem representa evolução. O mundo do mal representa regressão, estagnação, destruição. O avanço do homem em termos de evolução é vagaroso, porque a natureza que é eterna e não tem pressa.

Como muito bem nos elucida nossa Dulcíssima Mãe Maria: “A Natureza não dá saltos”!

O importante é darmo-nos conta e contribuir, subindo cada vez mais degraus da escada que representa a evolução, atraindo assim o bem e a harmonia para a nossa vida. Para que haja paz no mundo é necessário haver paz dentro de nossa cabeça, paz na nossa vida interior.

Só então é que a paz mundial, que tanto almejamos, poderá tornar-se uma efectiva realidade.

Sem comentários: