domingo, novembro 23, 2008

PROBLEMAS...

P R O B L E M A S

Os nossos problemas nem sempre são tão grandes quanto a nossa incapacidade para os resolver...

Qualquer dificuldade agiganta-se-nos na imaginação, porque habituamo-nos a um excessiva inquietude à sua volta; sem dúvida, é forçoso criar um clima propício à solução pacífica e edificante de crises que surjam e, para isso, justamente é que necessitamos cultivar a serenidade e o entendimento.

Reflictamos nos problemas quotidianos, categorizando-os por recursos renovadores.


Toda a questão embaraçosa é-nos apresentada como se a vida nos propusesse um enigma.

Aceitemo-lo calmamente e vejamos como aproveitá-lo. Comecemos por uma atitude de compreensão e simpatia, examinando-lhes as facetas.

Se nos achamos perante uma situação desagradável, meditemos nela, não como pesar que nos afecte individualmente, mas sim como episódio com funções no benefício geral, e ajudemo-lo a encaixar-se no mecanismo das circunstâncias, em louvor da harmonia comum.

A pedra que, acidentalmente, nos fira, será, provavelmente, a peça que sustentará a segurança na construção, e, porque nos haja trazido leve dissabor, isso não é motivo para arredá-la do serviço que deve prestar à colectividade.

Assim acontece com a crítica, com a desilusão, com o desentendimento ou com a perseguição gratuita. Recebamo-los sem mágoa, observando qual é a mensagem favorável e útil de que são veículo.

Tomada semelhante posição, verificaremos que a crítica nos auxilia, à maneira do insecticida capaz de imunizar a árvore do nosso trabalho contra pragas destruidoras que talvez nos ameacem de perto; aquilo que nomeamos como sendo desilusão, passa a revelar-se por transformação imperiosa e benéfica; o desentendimento é a oportunidade que, muitas vezes, favorece a supressão de pequeninos obstáculos, antes de se formarem obstáculos maiores, e a perseguição gratuita habitualmente estabelece condições para que o apoio de nossos verdadeiros amigos se levante junto de nós, para união mais íntima e realizações mais amplas.

Nunca te amedrontes diante dos problemas que te apareçam...


Na maioria das circunstâncias, eles significam mudança, e, mudança pede adaptação à realidade para o bem de todos e mais acentuada felicidade para cada um, no nível em que cada um se coloque.

À frente de qualquer desafio, recordemos que todo o problema é um convite da vida, em nome de Deus, para podermos compreender mais amplamente, melhorar sempre, e servir mais.

EMMANUEL – Do livro "Encontro Marcado" – F. C. Xavier, edição FEB

Sem comentários: