quarta-feira, dezembro 21, 2005

MAIS COM JESUS

Desaconselhável exigir de qualquer de nós transformações intempestivas.

Por mais formosas e edificantes as lições de aperfeiçoamento moral, é forçoso acomodar-nos com o espírito de sequência, na marcha do tempo, a fim de que nos afaçamos a elas, adaptando-nos gradativamente aos princípios que nos preceituem.

Ser-nos-á, porém, claramente possível melhorar-nos com mais urgência e segurança se adoptarmos a prática de permanecer um tanto mais com Jesus, em cada dia.

Problemas intricados surgiram, concitando-nos a soluções inadiáveis.

Se estivermos de sentimento interligado um pouco mais com o Cristo, aprenderemos a ceder de nós, sem qualquer empeço, apagando as questões que nos induzam à perturbação e à discórdia.

Apareceram desacatos, impulsionando-nos ao revide.

Se os recebemos, um tanto mais com Jesus, nas nossas atitudes e respostas, todas as expressões de desapreço serão dissolvidas nas fontes da compreensão e da tolerância.

Surpreendemos companheiros que se fazem difíceis.

Se lhes acolhemos os obstáculos, conservando as nossas directrizes e providências, um tanto mais com Jesus, para breve se nos transfiguram em colaboradores valiosos, convertendo-se, por fim, em estandartes vivos de nossas ideias.

Encontrámos desencantos nas trilhas da experiência.

Aceitando-os, no entanto, um tanto mais com Jesus no nosso comportamento, logo se transformam em lições e bênçãos que passamos a agradecer à Sabedoria da Vida.

Em casa, no grupo de trabalho, na vida social, na profissão, no ideal ou na via pública, experimentemos sentir, pensar, falar e agir, um tanto mais com o Cristo, e observemos os resultados.

Pouco a pouco, perceberemos que o Senhor não nos pede prodígios de transformação imediata ou espectáculos de grandeza e sim que nos apliquemos ao bem, de modo a caminhar com Ele, passo a passo, na edificação de nossa própria paz.

Não te atemorizem programas de reajuste, corrigenda, sublimação ou burilamento.

Ante as normas que nos indiquem elevação para a Vida Superior, recebamo-las respeitosamente, afeiçoando-nos a elas, e, seguindo adiante, na base do dever rectamente executado e da consciência tranquila, pratiquemos a regra da ascensão espiritual segura e verdadeira: - sempre um tanto menos com os nossos pontos de vista pessoais e, a cada dia que surja, sempre um tanto mais com Jesus.

Francisco Cândido Xavier por Emmanuel. In: Rumo Certo

Um dia todinho iluminado de confiança, todinho florido de felicidade, todinho perfumado de amor, para vós e todos ao vosso redor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo.

Passei para desejar-lhe um Natal de paz, amor, serenidade e comunhão com Deus.

Que neste dia elevemos nossos pensamentos à Ele e que possamos irradiar amor.

Que a paz de Jesus esteja com todos que aqui buscam apoio, consolo e amor fraternal.

Dad disse...

Um feliz e santo Natal, na companhia de todos os que ama, são os meus votos!
Um beijinho,

A CAMINHO DA LUZ! disse...

Vos agradeço, sensibilizado!

Que a vossa Vida seja Luz e Felicidade, em Cristo... a Caminho do Pai!