quarta-feira, agosto 31, 2005

CONTABILIDADE E DESTINO

"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO"
Allan Kardec


Caridade: Benevolência para com todos, Indulgência para as imperfeições dos outros, Perdão das ofensas. (Livro dos Espíritos, Questão n.º 886).


***

CONTABILIDADE E DESTINO

Observemos um Instituto Bancário nas suas operações rotineiras.


Todo o cliente em dificuldade nele comparece, rogando certos favores.

Vemos aqueles que por excessiva­mente comprometidos, requisitam mais vastos suprimentos, buscando a solução de grandes contas no mais amplo sector de serviço; os que solicitam a reforma dos tí­tulos que não podem pagar no dia justo; os que suplicam moratória adequada às aflições que atravessam; e os que se deci­dem a aceitar juros pesados e exorbitantes, na tentativa suprema de liquidar os débitos que contraíram em outros campos de expectativa e de acção.

Todos lutam e sofrem, condicionados aos regulamentos a que se sujeitam, trabalhando pela quitação que lhes devol­verá o nome à respeitabilidade devida.

Assim, também, na Contabilidade Divina, todos nós, no balanço de antigos débitos, imploramos essa ou aquela providência consentânea com as nossas ne­cessidades.

Há quem peça a provação da riqueza para se desenvencilhar de pesados grilhões nos círculos da economia terrestre e há quem rogue penúria, buscando aprender como se deve agir na fartura.

Há quem suplique doenças do corpo para valorizar a saúde e há quem solicite saúde para estender assistência aos enfer­mos dos quais se fez devedor.

Há quem exore mutilações e defeitos no campo físico para reconquistar a felici­dade na vida imperecível e há quem advogue para si mesmo a concessão de harmo­nia corpórea para a realização de tarefas determinadas em benefício dos outros.

Há quem se proponha a receber um cérebro claro e forte para servir aos igno­rantes e há quem peça um cérebro frustra­do para se restaurar, através da humilda­de e da dor, perante o próprio destino.

Se já te consciencializaste quanto à grandeza da Criação, confere os talentos e as inibições que te assinalam e por eles compreenderás de que tarefa mais alta a vida te incumbe no curto espaço da exis­tência terrestre, porque facilidade ou obstáculo, ouro fácil e recurso difícil, raciocí­nio pronto e ideia tardia, são empréstimos da Providência Divina, com tempo exacto para o acerto preciso em nosso próprio fa­vor, diante das Leis de Deus.

In Pontos e Contos (Francisco Cândido Xavier/Emmanuel)

Sem comentários: